domingo, 8 de novembro de 2009

Pino Lancetti - Itália!

Grande estilista e pintor foi Pino Lancetti. Assim como Emilio Pucci trabalhava com sua psicodelia colorida, Pino trabalhava e transportava para os moldes e detalhes de suas roupas, os seus grafismos arrojados, marcantes e cheios de cor, afinal, qual é o designer e artista italiano que não gosta de trabalhar com uma gama de cores? Todos eles em sua maioria, porém nem o rei do minimalismo italiano Giorgio Armani exclue os tons vibrantes para sua clientela mais clean e despojada. Nos anos 1960, quando o estilista Pino Lancetti lançou sua primeira coleção de pret-a-porter no Palazzo Pitti, atuava ainda como pintor e refugiava-se em seu atelier na Via Margutta em Roma, tendo frequentado a Acadêmia de artes plasticas Bernardino di Betto e tendo seu trabalho impulsionado por Palma Bucarelli, na época diretora da Galleria di Arte Moderna di Roma.
Suas roupas e no geral suas coleções tinham uma linguagem e estilo mais exótico, com ar folk e sempre sensuais vistos em tecidos esvoaçantes, ricos bordados em pedrarias, estampas de obras de grandes mestres da pintura como Modigliani e Matisse. O famoso pintor-estilista como era chamado foi homenageado na Piazza di Spagna(Roma) no ano 2000, vestiu grandes personalidades italianas, americanas e até rainhas na década de 60 em diante e apresentando sua última coleção em 2002, sedendo a direção criativa para o estilista brasileiro natural da cidade de Curitiba, Ícarius de Menezes que ficou do ano de 2003 até 2005. Depois de serios problemas de saúde ele veio a falecer em março do ano de 2007, em sua casa na Via del Babuino.
Lembrar e visualizar seus belissimos trabalhos enaltece e faz do saudoso estilista Pino Lancetti um dos grandes nomes da alta moda italiana, primorando sempre pelo seu gosto e refinamento com a etiqueta de qualidade a onde nós temos a segurança em lêr: "MADE IN ITALY".

Nenhum comentário:

Postar um comentário